Grandes desafios
Em 2024, enfrentamos grandes desafios na assistência. Minas Gerais registrou o maior número de casos de dengue da história, além do aumento geral dos quadros de chikungunya e zika. Na rede própria da Unimed-BH, em uma única semana foram registrados quase 17 mil atendimentos. Os desafios das arboviroses se somaram ao período de sazonalidade respiratória.
Além disso, outro tema que trouxe preocupação ao longo do último ano foram as ondas de calor, fruto do impacto das mudanças climáticas.
Para suportar o trabalho das equipes assistenciais no enfrentamento da elevação de atendimentos, foram realizadas diversas ações como treinamentos, palestras, remanejamentos operacionais e revisão de protocolos.

Os dados relatados correspondem aos atendimentos de clientes Unimed-BH e de outras singulares dentro da nossa rede e clientes Unimed-BH fora da rede em 2024.
Veja alguns destaques abaixo:
Participação da rede própria e rede credenciada

Participação na rede própria e credenciada



Razão entre a quantidade de consultas médicas eletivas realizadas no período e o número de clientes ativos na carteira (geral ou clientes com 60 anos ou mais, respectivamente).


Desde 2023, a Unimed-BH reporta o número de internações por clientes. O cálculo segue a metodologia da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que considera internações por 1.000 beneficiários. Como podemos observar no histórico, o resultado se mantém no patamar dos últimos anos. O número segue a média histórica e se mostra levemente abaixo da média do setor.
Experiência do Paciente
Em 2024, os hospitais próprios da Unimed-BH passaram a contar com uma Gerência de Experiência do Paciente, com o objetivo de reforçar o compromisso com a excelência. A área tem trabalhado no mapeamento de jornadas do paciente, identificando pontos de melhorias e investindo em iniciativas que consideram as necessidades e expectativas dos pacientes e familiares.
Como resultado, podemos destacar o aumento do Net Promoter Score (NPS) da internação nos hospitais próprios, que atingiu a marca de 75, permanecendo na zona de excelência. Já o NPS do pronto atendimento apresentou um aumento significativo de 8 pontos, passando de 42 em 2023 para 50 em 2024. Esse crescimento ocorreu mesmo em um cenário desafiador, marcado pela maior epidemia de arboviroses, evidenciando a capacidade dos prontos atendimentos dos hospitais próprios de oferecer uma melhor experiência para nossos clientes.
Segurança assistencial
Em 2024, a Unimed-BH avançou em relação às práticas assistenciais seguras. O primeiro ponto foi garantir que as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) tivessem atuações independentes. Como cada unidade hospitalar possui uma CCIH e um NSP, foi criada uma coordenação de enfermagem para cada um deles – assessorada por um médico cooperado – que atua de forma transversal, garantindo o alinhamento de protocolos, indicadores e boas práticas entre cada hospital da rede própria da Unimed-BH.
Segurança do Paciente
A fim de garantir a transversalidade da atuação, em 2024 foi iniciado um trabalho de aproximação entre os Núcleos de Segurança do Paciente, troca de boas práticas e tratativa das demandas. Em conjunto, também está sendo elaborado o Plano de Segurança do Paciente, cujo objetivo é definir as ações prioritárias para 2025.
Controle de Infecções
Entendendo a importância de fortalecer a atuação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) – responsável por planejar, implementar e monitorar medidas para prevenir e controlar Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) – foi realizado um diagnóstico situacional da atuação da Comissão de cada unidade própria. A partir do levantamento, foi iniciado o trabalho de nivelamento de conhecimento, padronização das rotinas e indicadores.
Cuidado Integrado
Para oferecer uma assistência de saúde de excelência e atender às necessidades específicas de seus clientes, a Unimed-BH trabalha o Cuidado Integrado. Esse é um projeto que tem como principal objetivo criar jornadas assistenciais personalizadas, que não apenas promovam a qualidade do cuidado, mas também possibilitem a identificação precoce de desvios que possam impactar os resultados clínicos.
No centro do projeto está uma plataforma inovadora desenvolvida pela Cooperativa. Utilizando algoritmos avançados de Inteligência Artificial e técnicas de Machine Learning, a ferramenta é capaz de identificar clientes com maior risco de complicações e dificuldade de acesso, permitindo que uma equipe multidisciplinar gerencie e navegue o cuidado desses pacientes de forma proativa e integrada.
Atualmente, mais de 310 mil clientes são monitorados, por diferentes áreas da Unimed-BH, por meio da Plataforma. O acompanhamento abrange perfis variados, incluindo pacientes com condições de alta complexidade, como insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica avançada e renais crônicos dialíticos, além de gestantes, idosos centenários, crianças e adolescentes asmáticas e muitos outros.