Skip to content
Nossas ações em prol do meio ambiente

Na Unimed-BH, o olhar para a sustentabilidade é pilar da estratégia do negócio e uma das frentes dessa atuação é a responsabilidade ambiental. Veja as ações que realizamos em 2024 seguindo o nosso compromisso com o meio ambiente e com o planeta hoje e no futuro.

Água

A Cooperativa mantém um sistema que monitora o consumo de água em todas as unidades. Dessa forma, eventuais vazamentos ou outros problemas que causam o desperdício de água podem ser identificados e corrigidos rapidamente. Também adotamos medidas de redução do uso da água, como descarga de duplo acionamento e torneiras com temporizador.

Em 2024, registramos um consumo total de 180.235.900 litros de água, um aumento de 40,5% em relação ao reportado em 2023. Houve um incremento no volume, pois este ano passamos a mensurar os dados dos poços artesianos, que até então não eram relatados.

O aumento do volume também pode ser relacionado com a assistência e a epidemia de arboviroses no início de 2024 que demandou um consumo maior do recurso.

Energia

Por isso, desde 2017, a Unimed-BH compra energia no Mercado Livre de Energia. Ou seja, toda a fonte desse recurso vem de energia incentivada, que é gerada a partir de fontes alternativas renováveis, como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

Em 2024, foram adquiridos 22,4 milhões de kWh, o que gerou uma economia de mais de R$ 6,6 milhões.

Usina solar fotovoltaica

A usina gerou, em 2024, 143.200 kWh, o que representou uma economia mensal de mais de R$ 69 mil.

Emissão dos gases de efeito estufa

Em 2024, evitamos a emissão de 5,51 toneladas de CO2 com a geração de energia solar fotovoltaica.

Redução no consumo de energia

Em 2024, o consumo de energia total foi de 22,4 milhões de kWh. O valor representa uma redução de 5,77% em comparação com 2023.

Emissões

Como mais uma frente do movimento pela Sustentabilidade, em 2024 avançamos no processo para mapeamento das atividades que geram emissão direta e indireta de gases na atmosfera.

1) EMISSÃO DIRETA: contempla tudo que a nossa atividade gera de emissão diretamente no meio ambiente

Na Unimed-BH, metade das nossas emissões diretas são geradas pelas ambulâncias, o que representa 50,1%. Por isso, desde 2018, a Unimed-BH vem investindo na atualização da frota de ambulâncias, já que os veículos mais novos geram menos emissão. Mais cinco unidades foram adquiridas em 2024.
Além disso, nossa frota também é equipada com ARLA, um recurso para carros a diesel que contribui para a redução da emissão de óxido de nitrogênio.

2) EMISSÃO INDIRETA

Contempla, principalmente, os deslocamentos dos colaboradores e os resíduos infectantes das unidades assistenciais próprias encaminhados para incineração (queima dos materiais).

3) ENERGIA ELÉTRICA: a produção de energia também gera gases de efeito estufa. Por isso, essa informação também integra o Inventário.

Quase 100% do recurso utilizado em nossas unidades foi adquirido no Mercado Livre de Energia, sendo 100% incentivada, ou seja, gerada a partir de fontes alternativas renováveis, como solar e eólica. Além disso, as usinas solares fotovoltaicas também contribuem para reduzirmos o impacto na emissão dos gases de efeito estufa.

O aumento do volume é resultado da ampliação do escopo de medições, uma vez que incluímos no inventário de 2023 emissões como as relacionadas ao trajeto casa x trabalho dos colaboradores, por exemplo.

Quer saber mais sobre os nossos resultados de 2024?

Back To Top