Em um mercado altamente competitivo, como o da saúde, a reputação sólida atua como um diferencial estratégico, influenciando decisões de clientes e parceiros, além de atrair e reter talentos. Em 2024, a Unimed-BH deu continuidade a seu amplo trabalho de gestão da reputação.
Relacionamento com partes interessadas
A Unimed-BH possui áreas dedicadas ao relacionamento com cada um de seus públicos: médicos cooperados, colaboradores, clientes individuais e empresariais, rede prestadora, Sistema Unimed, fornecedores, imprensa e sociedade.
Imprensa
No caso da imprensa, o relacionamento tem um papel importante dentro da gestão da reputação. Alinhado ao planejamento estratégico da Cooperativa, os assuntos veiculados na imprensa estão relacionados às mensagens-chave e reforçam o nosso compromisso com a qualidade assistencial, a sustentabilidade, a responsabilidade social e a Inovação Contínua.
O relacionamento com a imprensa também envolve ações periódicas, como:
Comemoração ao Dia do Jornalista e Dia da Saúde

Em comemoração ao Dia do Jornalista e o Dia da Saúde, em 7 de abril, redações de Belo Horizonte e região metropolitana receberam stands com bike-suco. A ação promoveu engajamento e um momento de descontração para os jornalistas.
Almoço de relacionamento com jornalistas e médicos cooperados

Um almoço de fim de ano reuniu jornalistas da grande imprensa e médicos cooperados que mais deram entrevistas em 2024. O evento ocorreu no Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais, projeto apoiado pelo Instituto Unimed-BH.
Ampliação da presença de médicos cooperados na mídia

A Cooperativa também tem se dedicado a ampliar a presença dos cooperados na mídia, colocando-os como fontes técnicas de referência. Em 2024, foram 252 entrevistas conquistadas com médicos da Unimed-BH.
Redes sociais
As redes sociais ampliam a visibilidade da marca, criam oportunidades de interação com públicos diversos e fortalecem o relacionamento com os clientes.
Neste sentido, em 2024, a Unimed-BH apostou na construção de uma marca empregadora sólida, reforçando sua presença no LinkedIn para atrair e reter talentos. Essa estratégia teve como foco ampliar a visibilidade do perfil institucional e fortalecer a reputação da Cooperativa como um excelente lugar para trabalhar.
Em 2024, a Unimed-BH deu continuidade ao trabalho de monitoramento da marca nas redes sociais
De janeiro a dezembro de 2024, a saúde dos comentários no LinkedIn alcançou 93,4%, enquanto no Instagram esse indicador foi de 51,7%.
No mesmo período, a aderência das publicações no LinkedIn foi de 95,87%, destacando-se positivamente, enquanto o Instagram registrou 55,5% de aderência.
Considerando todas as redes da Unimed-BH (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e X), a saúde geral dos comentários atingiu 71%. Já a aderência geral das publicações em todas as plataformas foi de 67,20%.
Sobre as menções públicas, de janeiro/2024 a dezembro/2024, em todo o ambiente digital, considerando todo o período, atingimos Resultados da campanha “Eu Venci” 77% de positividade das menções.
Saúde da marca
O gráfico abaixo ilustra como crises nas redes influenciam a reputação da marca. Em março, o indicador atingiu 69%, reflexo da suspensão do atendimento aos clientes da Unimed-Rio. Já a crise envolvendo um colaborador da Unimed-BH, que fez um comentário racista no X, resultou no menor índice do ano: 62%.
