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Gestão da Reputação

Em um mercado altamente competitivo, como o da saúde, a reputação sólida atua como um diferencial estratégico, influenciando decisões de clientes e parceiros, além de atrair e reter talentos. Em 2024, a Unimed-BH deu continuidade a seu amplo trabalho de gestão da reputação.

Relacionamento com partes interessadas

A Unimed-BH possui áreas dedicadas ao relacionamento com cada um de seus públicos: médicos cooperados, colaboradores, clientes individuais e empresariais, rede prestadora, Sistema Unimed, fornecedores, imprensa e sociedade.

Imprensa

No caso da imprensa, o relacionamento tem um papel importante dentro da gestão da reputação. Alinhado ao planejamento estratégico da Cooperativa, os assuntos veiculados na imprensa estão relacionados às mensagens-chave e reforçam o nosso compromisso com a qualidade assistencial, a sustentabilidade, a responsabilidade social e a Inovação Contínua.

Entre as principais pautas trabalhadas ao longo do ano pode-se destacar:

  1. Resultados econômico-financeiros de 2023 e o estudo de viabilidade para incorporação da Unimed Sete Lagoas – Matéria veiculada no Valor Econômico e coluna Minas S.A. do jornal O Tempo. Clique aqui.
  2. Área de Saúde Digital da Unimed-BH mostra o compromisso da cooperativa com a assistência de qualidade e inovação – Reportagem publicada da Rádio Itatiaia. Clique aqui.
  3. Anúncio da aquisição de um imóvel em Nova Lima – Matéria veiculada no Jornal Valor Econômico. Clique aqui.
  4. Lançamento do Horizontes HUBClique aqui.

O relacionamento com a imprensa também envolve ações periódicas, como:

Comemoração ao Dia do Jornalista e Dia da Saúde

Em comemoração ao Dia do Jornalista e o Dia da Saúde, em 7 de abril, redações de Belo Horizonte e região metropolitana receberam stands com bike-suco. A ação promoveu engajamento e um momento de descontração para os jornalistas.

Almoço de relacionamento com jornalistas e médicos cooperados

Um almoço de fim de ano reuniu jornalistas da grande imprensa e médicos cooperados que mais deram entrevistas em 2024. O evento ocorreu no Centro de Referência do Queijo Artesanal de Minas Gerais, projeto apoiado pelo Instituto Unimed-BH.

Ampliação da presença de médicos cooperados na mídia

A Cooperativa também tem se dedicado a ampliar a presença dos cooperados na mídia, colocando-os como fontes técnicas de referência. Em 2024, foram 252 entrevistas conquistadas com médicos da Unimed-BH.

Outros resultados conquistados pela Assessoria de Imprensa

  • 74 releases e sugestões de pauta produzidos e divulgados na imprensa.
  • 4.932 menções da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH em matérias proativas e espontâneas.
  • 1,3 mil inserções foram só sobre a Cooperativa.
  • Em 2024, do total de matérias publicadas na imprensa, 95% foram positivas, um aumento de 1% em relação a 2023. Já as negativas se mantiveram em 1% das inserções e 4% neutras.

Redes sociais

As redes sociais ampliam a visibilidade da marca, criam oportunidades de interação com públicos diversos e fortalecem o relacionamento com os clientes.

Neste sentido, em 2024, a Unimed-BH apostou na construção de uma marca empregadora sólida, reforçando sua presença no LinkedIn para atrair e reter talentos. Essa estratégia teve como foco ampliar a visibilidade do perfil institucional e fortalecer a reputação da Cooperativa como um excelente lugar para trabalhar.

Resultados Linkedin

  • A taxa de engajamento foi de 63,80%, refletindo a consolidação da estratégia digital da cooperativa.
  • 27.679 novos seguidores.
  • 4,4 milhões de impressões.
  • 259 mil visualizações de vídeo.
  • 2,1 milhões de cliques
  • Os posts publicados na plataforma tiveram 1,8 mil compartilhamentos, 1,6 mil comentários e 24 mil curtidas.

Em 2024, a Unimed-BH deu continuidade ao trabalho de monitoramento da marca nas redes sociais

De janeiro a dezembro de 2024, a saúde dos comentários no LinkedIn alcançou 93,4%, enquanto no Instagram esse indicador foi de 51,7%.

No mesmo período, a aderência das publicações no LinkedIn foi de 95,87%, destacando-se positivamente, enquanto o Instagram registrou 55,5% de aderência.

Considerando todas as redes da Unimed-BH (Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube e X), a saúde geral dos comentários atingiu 71%. Já a aderência geral das publicações em todas as plataformas foi de 67,20%.

Sobre as menções públicas, de janeiro/2024 a dezembro/2024, em todo o ambiente digital, considerando todo o período, atingimos Resultados da campanha “Eu Venci” 77% de positividade das menções.

Saúde da marca

O gráfico abaixo ilustra como crises nas redes influenciam a reputação da marca. Em março, o indicador atingiu 69%, reflexo da suspensão do atendimento aos clientes da Unimed-Rio. Já a crise envolvendo um colaborador da Unimed-BH, que fez um comentário racista no X, resultou no menor índice do ano: 62%.

Quer saber mais sobre os nossos resultados de 2024?

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