Skip to content
Gestão de resíduos: meta socioambiental

A Cooperativa definiu, em 2024, como compromisso central da temática de sustentabilidade ambiental, a gestão dos resíduos e, para isso, estabeleceu, pela primeira vez, uma meta estratégica alinhada à nossa contribuição com o meio ambiente.

Chamada de Índice Socioambiental, com ela passamos a contabilizar o volume de resíduos encaminhados para a reciclagem, em relação ao volume total de resíduos gerados em todas as unidades da Unimed-BH. O indicador tem esse nome porque gera trabalho e renda na cadeia da reciclagem – iniciativa conjunta com o Instituto Unimed-BH, que apoia a Redesol-MG, cooperativa de reciclagem, há mais de 10 anos.

Em 2024 foi definida a meta de reciclar acima de 6% do volume de resíduos gerados na Cooperativa. Finalizamos o ano com o indicador em 7,28%, o que demonstra o resultado dos esforços coletivos.

Para dar transparência ao status mensal do Índice Socioambiental, os resultados segmentados por unidade ganharam destaque nas TVs internas.

Uma das práticas adotadas para contribuir com a meta do Índice Socioambiental foi a padronização do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), documento técnico que orienta o manejo e a destinação correta dos resíduos gerados por estabelecimentos de saúde.

Veja a seguir iniciativas realizadas no ano:

Engajamento com a causa

Ações de engajamento das equipes foram essenciais para manter os colaboradores alinhados com o compromisso do descarte correto.

Concurso Eu Reinvento

Os colaboradores foram estimulados a produzir objetos a partir de materiais recicláveis ou reutilizáveis e as iniciativas inscritas foram premiadas.

Blitz Certo e Errado

Ação que percorreu as unidades assistenciais durante o Mês do Meio Ambiente, com desafios sobre o uso correto das lixeiras.

Torneio Unimed-BH da Coleta Seletiva

Mobilizou todas as equipes durante o período das Olimpíadas e proporcionou o clima de competição.

Colaboradores que participaram do Concurso Eu Reinvento

Torneio da Coleta Seletiva marcou o ano e demonstrou o engajamento das equipes

Intercooperação pela Sustentabilidade

A partir de setembro de 2024, uma nova parceria foi firmada entre a Unimed-BH, o Instituto Unimed-BH e a Redesol-MG: a rede de catadores passou a ser responsável pela coleta dos resíduos recicláveis gerados em nossas unidades.

A parceria posiciona a Unimed-BH como uma organização que favorece o ciclo da economia circular, promovendo o descarte correto e o retorno adequado dos resíduos, evitando que sejam direcionados para aterros sanitários.

Redesol-MG é parceira da Unimed-BH na coleta de resíduos recicláveis

Algumas ações que contribuem para a preservação do meio ambiente:

Boleto Digital:

A iniciativa gerou uma redução de 2.653.841de folhas no ano – o que representa 456 árvores salvas – uma vez que 85,67% da carteira do segmento empresarial e 78,82% dos clientes individuais já aderiram ao serviço.

Impressões

A Unimed-BH adota a liberação de impressão somente por crachá, além da impressão em frente e verso como padrão. Como resultado, em 2024 deixamos de utilizar 9.299.499 folhas de papel, preservando, assim, 929 árvores.

Consultas on-line

Neste serviço, todos os documentos gerados, como atestados, receitas e pedidos de exames são enviados por e-mail para o cliente, sem a necessidade de impressão. Em 2024, foram 1.148.750 documentos que deixaram de ser impressos – o que representa 115 árvores salvas.

Prescrição Digital

Ao longo de 2024, a Unimed-BH adotou a solução de Prescrição Digital para que as receitas geradas em consultas nos ambulatórios e prontos atendimentos das Unidades Assistenciais Próprias sejam disponibilizadas diretamente no aplicativo Unimed-BH. Com a iniciativa, 488 mil receitas foram geradas de forma digital e este volume pode chegar a poupar 65 árvores com a redução das impressões.

Carteirinha Digital

A adoção da carteirinha digital para os clientes também contribui de forma significativa para a redução dos resíduos de plástico e papel. Em 2024, 870.312 carteirinhas de plástico deixaram de ser produzidas. Essa iniciativa representou a redução de cerca de 4.352 quilos de plástico e 2.320 quilos de papel no ano, além da economia de mais de R$ 2,8 milhões referente à não produção de plástico, impressão e envio. Atualmente 1.192.054 dos nossos clientes já migraram para a carteirinha digital.

Evolução dos resíduos gerados

Quer saber mais sobre os nossos resultados de 2024?

Back To Top