Para acompanhar as transformações do setor de saúde suplementar e antecipar tendências, a Unimed-BH revisou seu Planejamento Estratégico em 2024.
O processo contou com a participação do Conselho de Administração e da alta liderança e foi baseado em análises internas e externas, utilizando a matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades).
Em 2024, durante o processo de revisão do Planejamento, foram definidas cinco Verticais Estratégicas:

Essas diretrizes garantem um alinhamento estratégico robusto e direcionado aos desafios do futuro.
Para o desdobramento da estratégia, pela primeira vez foram formados Squads: grupos multidisciplinares com representantes de diferentes áreas para cada Vertical Estratégica. O objetivo desse método de organização foi alavancar a produtividade, o engajamento dos times, a agilidade e a qualidade das nossas iniciativas por meio da transversalidade.
A partir das diretrizes definidas pelo Comitê Executivo e pela Diretoria, iniciou-se um trabalho de brainstorm nos Squads para estabelecer os OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave, em português) e acompanhar o desenvolvimento e a entrega de projetos estratégicos para o nosso planejamento.
Dessa forma, para cada Vertical, foram definidos propósito, OKRs e iniciativas específicas para a realização em curto prazo e, acima de tudo, mensuráveis e verificáveis. Isso permitiu concentrar esforços em ações para alcançar os desafios estabelecidos.