A Gestão de Riscos desempenha um papel fundamental na sustentabilidade da Unimed-BH, sendo um dos pilares essenciais para a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Em 2024, a Unimed-BH alcançou novos patamares na Gestão de Riscos, consolidando os avanços realizados em 2023 e introduzindo melhorias significativas em diversos processos. Evoluímos na abordagem sistemática e integrada de riscos com a finalidade de contribuir para a proteção de nossos ativos, a manutenção da continuidade dos negócios e a criação de valor a longo prazo.
Metodologia aprimorada
Um importante movimento foi a revisão da metodologia de gestão de riscos. Esse trabalho teve como foco a melhoria da avaliação quantitativa e a inclusão da avaliação de impacto em perspectivas estratégicas, representando um avanço para a Unimed-BH.
Transversalidade no monitoramento dos riscos na frente assistencial
A implantação do Indicador de Materialização de Riscos em todas as unidades e serviços assistenciais próprios também faz parte dos avanços de 2024. A finalidade do indicador é medir a proporção de riscos identificados que efetivamente se concretizaram em um determinado período.
Planos de contingência
Em 2024, foi elaborado e implementado o Plano de Continuidade Operacional (PCO). Esse plano tem como objetivo orientar as equipes com clareza, monitorar as contingências acionadas e garantir a manutenção dos processos essenciais da Cooperativa.
Também em 2024, foi elaborado, em conjunto com as unidades e equipe de Processos e Qualidade, o Plano de Capacidade Plena (PCP), com piloto inicial na Unidade Santa Efigênia e desdobramento previsto em 2025 para demais unidades ambulatoriais. O PCP direciona condutas de contingência e estabelece ações que garantam recursos humanos e materiais extras para atendimento aos clientes em caso de situações de emergência, com demanda de atendimento superior à capacidade instalada nas unidades ambulatoriais.
Letramento dos times
Para o sucesso de todas essas iniciativas, o fortalecimento da capacitação das equipes foi um dos pilares na Gestão de Riscos. Os treinamentos realizados em 2024 alcançaram uma adesão de 92% do público-alvo em treinamentos pontuais, o que corresponde a mais de 944 pessoas.
Riscos estratégicos
No último ano, a Unimed-BH deu passos importantes no mapeamento dos riscos estratégicos, em um processo conduzido de forma integrada entre as lideranças e a Diretoria. Esse esforço possibilitou a identificação de ameaças e oportunidades diretamente ligadas à estratégia corporativa, resultando em um mapeamento detalhado de riscos relevantes e emergentes.

Um workshop com os responsáveis pelos riscos foi realizado em 2024, promovendo a disseminação do conhecimento e a participação ativa das lideranças na construção da metodologia de avaliação dos riscos estratégicos.